quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O Bombardeio [Skyggen i mit øje] (2021)

Filme sugerido por Erick Mayk. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


O Bombardeio, filme dinarmaquês dirigido por Ole Bornedal, de guerra e drama, baseada, principalmente, na operação militar Operação Cártago, realizada durante a Segunda Guerra Mundial, que matou 145 civis (diz-se que por acidente) na Dinamarca, onde o alvo era o quartel general da Gestapo, a polícia secreta nazista. Uma história já pesada, mas que tem ainda muito mais drama, alternando entre subtramas que parecem servir muito mais para contextualizar o momento histórico e adicionar um apego aos personagens do que, de fato, apresentar cada personagem e suas histórias. Um filme mais voltado aos dramas e traumas causados pela guerra (até certo, já que em vários momentos o foco na história é outro), do que o grotesco erro mililar cometido em si, o bombardeamento da escola católica Instituto Jeanne d'Arc, causado por uma sucessão de erros, da queda de um avião durante a operação, e o engano em confundir os destroços do acidente com o alvo. Entretanto, passa longe de ser um filme ruim, mesmo dando o tom da dramatização (e talvez com muita ficção) a uma história real. A filmografia é ótima, principalmente nas cenas ligadas à operação, além de toda a ambientação que parece perfeita à época. As atuações são cheias de peso, gosto sempre de comentar sobre as atuações de atores mirins, que aqui são impecáveis, passando toda a inocência em meio aos horrores da guerra. Mesmo a atuação dos adultos é impecável, demonstrando sempre o desespero em meio à guerra. O filme quase não possui trilha sonora, apenas nas cenas mais tensas, e mesmo assim, bem baixo. O roteiro, apesar de ter uma narrativa mais voltada à guerra em si, traz momentos curiosos em interessantes em relação aos traumas de infância, sempre ligados à violência, seja física ou verbal, seja pela guerra ou pela criação parental. Mostrar as sequelas e como as crianças lidam  com esses traumas foi algo muito importante. Recomendo para quem gosta de um bom drama.

AVISO: Contém cenas com violência gráfica. Contem cena de tentativa de abuso.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma freira sem fé, crianças traumatizadas pela guerra, pilotos britânicos prontos para uma operação cirúrgica, um policial nazista. as histórias de todas estas pessoas se cruzam neste filme dramático e tenso.

"Ele sabia demais, mamãe? Foi porque ele sabia demais?"

"Você precisa dizer alguma coisa, Henry!"

"Não vejo nada, mas posso sentir a água na minha barriga."

Uma das melhores cenas do filme, e mais tocantes.

Trailer: 


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra