segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Zombi Child (2019)

Filme escolhido por LAÍS GUERRA. Espero que goste da analise. ❤❤❤


Zombi Child, dirigido por Bertrand Bonello, é um filme francês de drama guiado por um suspense que se inicia bem lentamente, com um ritmo (apenas ritmo) comparável à 2001: Uma odisséia no espaço (clique aqui para ler a análise deste filme), ou outros filmes de Stanley Kubrick, com um toque de terror em seu fim. Baseado em um fenômeno ocorrido na vida real, Zombi Child é bastante artístico, seja em seus passos ou sua fotografia, seja mesclando uma história no Haiti dos anos 1962, com toda sua cultura regional, crenças culturais e ligações com antepassados e o próprio passado, com uma França dos tempos atuais, superficial nas aparências, aproximações sociais e discussões, menosprezando (na maior parte do tempo) as experiências e vivências do outro, a cultura do egoísmo e da superioridade. O filme expressa de forma tão natural a cultura haitiana que por boa parte do filme ficamos perdidos com o que está acontecendo, até algumas peças começarem a se encaixar, principalmente a ligação entre as passagens do tempo, mostrando a importância do contato com nossos antepassados e suas origens, independente de quem somos, justamente para entender quem somos, sem falar na importância de lidar com as consequências de nossas escolhas, ainda mais quando envolvem coisas que não entendemos ao certo, coisas que estão fora de nossa lógica ou do que conhecemos, justamente pela cultura do "o meu é superior ao seu, o meu funciona, o seu não". Zombi Child é incrivelmente representativo culturalmente, apresentando um aspecto importante do Haiti, todo seu misticismo, mas além disso, apresentar uma história aos olhos de uma menina longe de suas origens, conectada apenas por intuição, sangue e história. Como nada é perfeito devo admitir que a exposição próximo ao fim me pegou de surpresa, mas até isso foi ótimo para não tentarmos adivinhar erroneamente o que se passou em tela. É um filme lento sim, mas muito forte, que nos recompensa com todo seu significado, simbologia e importância pro cenário político e social atual. 

Pôster do filme.

Sinopse: Duas pessoas e suas histórias nos são apresentadas, anos de distância se encontram entre si, mas logo sua proximidade fica evidente. O sangue zumbi pode ser passado pelas gerações, e como sempre, alguém tenta tirar proveito do que não entende. Alguma surpresa nisso? 

"Escute, mundo branco
Sangue negro corre
O porão dos navios negreiros derrama no mar
A espuma do nosso sofrimento
Os campos de algodão,de café, de cana de açúcar
Os matadouros de Chicago, os milharais de Indigo
As usinas de açúcar, os porões dos seus navios
As mineradoras,os canteiros de obras do seu império
As usinas, as minas, o inferno na terra para nossos músculos
A espuma do suor negro desce ao mar esta noite
Escute, mundo branco
O meu rugido de zumbi"

Tem cara de um filme de terror cliché, mas vai muito além disso.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra