quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dark (2017-2020)

Série escolhida por minha esposa Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💓💓💓


Dark, série alemã de ficção científica criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, foi um verdadeiro fenômeno mundial. Dramática e recheada de reviravoltas loucas e emaranhadas uma nas outras, é de dar nó na cabeça, mas um nó muito bem orquestrado, cheio de detalhes (por mais que mais detalhes em seu final fossem muito bem vindos). De início, o ritmo parece lento, mas é porque realmente é necessário conhecer as famílias envolvidas no emaranhado para entender melhor as consequências dos envolvimentos entre as histórias. Todos tem seu papel fundamental na história. Infelizmente algumas subtramas são deixadas de lado conforme a trama avança (acredito que por decisões de corte relacionadas ao curto prazo de entrega da temporada completa). De início, podemos achar as atuações enrijecidas, mas a verdade é que a série é dramática, as histórias dos personagens são muitas vezes deprimentes, e a cultura alemã é diferente da nossa, a atuação é muito boa, e os personagens complexos, ainda mais com as camadas que vai surgindo na trama. Os efeitos visuais são ótimos, a ambientação e figurinos são perfeitos para cada época retratada durante a série, sem nos deixar perdidos com a dita época. Uma ótima série, para quem gosta realmente de entrar de cabeça na trama, uma história fechada em 3 temporadas.

AVISO: Contém cenas de sexo.

Pôster da série.

Sinopse: Um homem comete suicídio, uma criança desaparece, tudo está conectado, todos estão conectados, mesmo que ainda não saibam.
 
"O fim é o começo. E o começo é o fim."

Jonas é um rapaz que não tem muita sorte, não importa em que tempo ou mundo. Sua vida é um clico vicioso.

Trailer:

O Castelo Animado [Hauru no Ugoku Shiro] (2004)

O Castelo Animado, dirigido por Hayao Miyazaki, é mais um anime do Studios Ghibli. Neste, a aventura é dinâmica, com muita ação e fantasia, com uma trama muito interessante e emocionante. Temos uma garota enfeitiçada, tentando viver sua vida em meio a uma guerra devastadora entre cidades. Como na maioria dos animes da Ghibli, vemos o enaltecimento da intuição, como ela merece ser ouvida e confiada, da forma certa, para nos levar até onde devemos estar. Vemos que a vida de nossa heroína é vivida à trancos e barrancos, mas só depois de esbarrar com uma figura misteriosa. Sua vida muda, e o ritmo da história vai junto, vemos que sua vida pacata estava longe do que estava acontecendo realmente à sua volta. O romance acontece entre os personagens de certa forma desde o início, mas só é revelada de verdade sua importância ao fim da trama, mesmo assim, acredito que não deva pegar ninguém de surpresa, fazendo com que achem até foi algo forçado ou repentino, é algo que dá pra desconfiar e pegar nos detalhes, mas não sabemos até então a intensidade. Por fim, gostei do anime, achei muito divertido e emocionante, perfeito para quem gosta de uma aventura cheia de fantasia. Certamente vale a pena conferir.

Pôster do anime.

Sinopse: Uma garota tem sua vida virada de pernas pro ar após um feitiço, mas talvez muitas vidas possam ser salvas por isso.

"É nossa ou do inimigo? 
Que diferença faz?" 

Sophie logo após perceber a maldição sobre si.

Trailer:


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Cisne Negro [Black Swan] (2010)

Cisne Negro, dirigido por Darren Aronofsky, é um filme de drama e suspense de enlouquecer qualquer um. Sua trama não é complicada, é até bem simples, até as alucinações (ou seja lá o que forem) começarem. O filme nos vira de cabeça pra baixo e do avesso em vários momentos. Sua história gira em torno de uma bailarina prestes a ganhar destaque em um importante papel, mas o estresse devido à vários problemas (rigidez no trabalho devido à rigidez de sua família, uma coisa levando à outra) começa a tirar sua sanidade de pouco a pouco, e nos levando com a personagem à cada loucura. A fotografia é linda, e muito bem feita nos momentos de suspense e terror, ajudando com a tensão sempre crescente, como se uma bomba fosse estourar a qualquer momento (e é o que acontece). O fim do filme é daqueles onde cada um tem suas teorias, este diretor já é conhecido por isso, então é um ótimo filme para se assistir acompanhado para fazerem suas próprias análises e teorias sobre.

AVISO: Contém algumas cenas de sexo e assédio sem nudez.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma bailarina super rígida consigo mesma deve relaxar, mas o estresse só aumenta, pondo em risco sua sanidade.

"A única pessoa que está no seu caminho é você mesma."

Nina no papel que tanto cobiçou, na apresentação em que tanto sonhou.

Trailer:

Maria e João: O Conto das Bruxas [Gretel and Hansel] (2020)

Maria e João: O Conto das Bruxas, dirigido por Oz Perkins, é um ótimo filme de terror e suspense que faz o tempo passar voando. Na trama, vemos primeiro sobre uma história contada no universo do filme, que depois dá lugar à vida (miserável) de Maria e seu irmão João, duas crianças em um mundo sombrio, até encontrarem um ponto de acolhimento. A história trata sobre seguir sua intuição, coisas que sentimos, que não temos certeza, mas que em algum momento se mostram fazer sentido e continuamos não abrindo os olhos pra isso. No caso do filme, trata-se mais da intuição das mulheres, algo ainda mais forte se considerarmos que nós homens (muito por conta da masculinidade tóxica, causada por nós mesmos) não temos facilidade (e em muitos casos, a vontade) de nos ouvirmos, de nos sentirmos, sendo assim enganados por nossos preconceitos. O filme aborda isso de forma muito interessante, mostrando como a bruxaria, como tudo, é uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, para ajudar ou para machucar, assim como nossas ações. Um ótimo filme de terror, um pouco lento para se iniciar, mas por conta de sua atmosfera, nos faz ficar perdidos no tempo.

AVISO: Contém uma cena em específico com vísceras.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma menina e seu irmão fogem de um mundo sombrio até encontrarem um porto seguro... Será?

"Nós recebemos o mesmo dom, a mesma magia."

Maria é uma menina que amadureceu cedo demais por conta da maldade no mundo.

Trailer:

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Rei Arthur: A Lenda da Espada [King Arthur: Legend of The Sword] (2017)

Filme prometido há algum tempo à minha prima Paulline Souza. Espero que goste da análise 💓💓💓

 
Rei Arthur: A Lenda da Espada, dirigido por Guy Ritchie, é um filme de fantasia, ação e drama. Assim como seu nome evidencia, sua trama é baseada na lenda de Arthur e da espada Excalibur, uma releitura com um visual mais moderno, mas ainda num mundo situado na Idade Média. Aqui, temos uma história bem política, mostrando um rei tirano, governando autoritariamente após conseguir a coroa de forma desmerecida e um grupo de resistência com líderes fortes contra esse sistema autoritário. Com atuações ótimas para um filme de ação, com momentos narrativos geniais e cheios de graça, com momentos que avançam para as consequências, e voltando para mostrar o momento da tomada de decisão, é um filme que sai do tradicional filme de ação, contando uma história já conhecida com mais fantasia. Rei Arthur tem uma filmografia muito bonita, pecando apenas em algumas cenas de computação gráfica duvidosa, mas com lances de câmera interessantes, seja nos rostos dos atores, ou nos momentos do uso da Excalibur, o que compensa muito. Falando na espada, foi muito interessante a forma como a utilizaram para demonstrar o quanto o desequilíbrio emocional pode nos travar e bloquear nosso potencial. Ao meu ver, o filme só peca realmente em não ter personagens femininas de muita importância, mas a maga é uma boa personagem, e os personagens masculinos não sendo tão machistas já são um ponto de vantagem. No fim das contas, um saldo mais do que positivo, um ótimo filme, divertido, conciso, dramático e engraçado na medida certa. Vale dar uma conferida, enquanto esperamos ansiosamente por uma continuação. 
 
Pôster do filme.


Sinopse: Após um golpe de Estado, um jovem da nobreza é exilado, ganha experiência, sendo criado nas ruas, e se prepara para dar o troco.
 
"Eu sou uma criação sua. E por isso eu lhe agradeço."
 
Excalibur não é uma espada comum.

Trailer: 
 

Um Contratempo [Contratiempo] (2016)

Filme sugerido por Sanandra. Espero que goste da análise. 💓💓💓

 
Um Contratempo, dirigido por Oriol Paulo, é um filme espanhol de suspense e drama, cheio de mistério. Um crime acontece logo no início, e temos pelo filme inteiro uma narração sobre os fatos acontecidos até aquele momento. Após metade do filme, alguns desses fatos são recontados por outros pontos de vista, que fazem toda a trama ter um rumo completamente diferente. O filme consegue ser surpreendente, mesmo fazendo a gente acreditar por tanto tempo, enquanto o assistimos, de que não é. Um Contratempo é genial, primeiro, em se aproveitar da "empatia forçada" com a elite e grandes empresários que nossa sociedade costuma ter, seja pela imprensa, ferramenta destes mesmos empresários e figurões, seja por suas empresas que nos tem na palma da mão dando seus empregos para meia dúzia de pessoas, ou seja por fazerem caridade como se estivessem fazendo um grande favor à sociedade (momento desabafo off). Segundo, por nos envolver e nos fazer apegar com um lado da história, para depois de muito tempo mostrar suas outras versões. E a reviravolta? A que muda tudo do filme nos seus segundos finais? Muito boa. Um Contratempo é um ótimo filme, pois nos joga em meio a vários clichés para ir derrubando eles um por um. Ótimo pra assistir acompanhado e ficarem batendo cabeça pra irem discutindo sobre as reviravoltas.

Pôster do filme.

Sinopse: Um homem é preso pelo assassinado de sua amante, mas há muuuuuito mais escondido nessa história.
 
"Não há salvação sem sofrimento. E você não é mais esperto que eu."
 
Todo detalhe nesta história conta muito. Virginia, a melhor advogada da Espanha, e última esperança de Adrian.


Trailer:

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O Escândalo [Bombshell] (2019)

Filme escolhido e recomendado por Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💓💓💓

 
O Escândalo, dirigido por Jay Roach, é um filme de drama baseado em fatos reais, que vai direto ao ponto, sem rodeios. A trama gira em torno de 3 jornalistas da Fox News e seu chefe, que utiliza do seu lugar de poder (como homem e chefe), para assediá-las e chantageá-las para manter seus empregos. A ação de uma delas muda tudo na empresa onde trabalham, causando uma verdadeira guerra interna, com um lado da história sendo gritado, enquanto o outro é abafado. O filme conta com um elenco de grandes nomes, que fazem jus ao atuar com muita naturalidade, seguindo um roteiro dinâmico onde a história não para, surpreendente para um filme do gênero. O Escândalo foi pra mim uma grata surpresa, que mostra o que o poder concentrado nas mãos dos homens, e sua forma predatória de lidar com outros grupos da sociedade, pode e causa às mulheres, subjugando-as por serem mulheres (e na minha opinião, por serem mais responsáveis e melhores em tudo que fazem, justamente por recair sobre elas essa "obrigação"). O filme tem cenas difíceis de se ver, comuns na vida de praticamente toda mulher que tenha que lidar com predadores, mas é um filme que deve existir, um alerta para todos, aos homens que pensam que saíram impunes, e às mulheres, que não estão sozinhas nisso, e que a sororidade existe.um ótimo filme, com uma história importante a se contar.

AVISO: Contém cenas de assédio sexual.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma guerra começa a ser travada nos interiores da Fox News entre um chefe predador sexual e suas funcionárias. 
 
"Alguém tem que se manifestar. Alguém tem que se enfurecer."

O momento onde a manipulação é utilizada para enfraquecer o combate (ou torná-lo mais forte).

Trailer: 
 

Amanhecer Violento [Red Dawn] (2012)

Amanhecer Violento, dirigido por John Milius, é um filme de ação e guerra, remake do filme de mesmo nome, de 1985, onde os EUA recebem um pouquinho do que dão aos outros países em que estão em guerra. Podem até me dizer que guerra é assim mesmo, mas não há uma justificativa para um país QUERER tomar a frente em tantas guerras assim. O filme é muito bom, faltam críticas, mas entendo que o foco é na sobrevivência, defesa e contra-ataque, mas de novo vemos os outros países como vilões e os EUA como heróis, mas dá pra entender, já que estamos vendo um lado da história apenas. Aqui vemos um grupo de jovens presenciando e sobrevivendo a um ataque militar em solo americano, e dando sua devida resposta. As atuações são ótimas, os personagens são carismáticos, a tensão entre os personagens é interessante, e a história de certa forma é crível, invasões assim acontecem pelo mundo entre países em guerra. Amanhecer violento é um ótimo filme com muita ação, que entretém muito bem e nos faz querer e esperar por uma sequência. Vale a pena dar uma conferida.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma invasão militar ocorre nos EUA e cabe a um grupo de jovens defender a cidade.
 
"Somos os Wolverines e nós criamos o caos".

Quase um filme teen, mas muito interessante.

Trailer: 
 

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Super 8 (2011)

Super 8, dirigido por J. J. Abrams, é um filme de ficção científica, suspense, comédia e um toque de terror. Super 8 tem aquela sensação de filme do Steven Spielberg, filme focado em crianças e no relacionamento entre elas, com aquele toque de inocência, enquanto o mundo tá pegando fogo, e me surpreendi quando vi o envolvimento dele no filme (eu já devia ter esperado). O suspense do filme é muito bem construído, então mesmo com as poucas vezes em que a criatura aparece, continuamos presos à trama por curiosidade e por apego aos personagens onde a maioria é bem carismática. A trama se desenrola naturalmente, nos deixando com cada vez mais curiosidade, com boa parte do início do filme sendo de drama, até que outros elementos de mistério vão sendo adicionados. Super 8 é um ótimo filme de mistério e ficção científica, vale a pena ser assistido. 
 
Pôster do filme.

Sinopse: Um grupo de adolescentes está fazendo um filme, quando presenciam um "acidente" que começa a mudar a vida de toda a cidade.
 
"Há coisas acontecendo que eu não sei explicar".

Um filme dentro de outro filme, e é ótimo!

Trailer: 
 

A Origem [Inception] (2010)

A Origem, dirigido por Christopher Nolan, é um filme de ação e ficção científica, de deixar qualquer um embasbacado com sua coragem de sair dos padrões. Ao invés de viagem no tempo ou espaço, aqui entramos no mundo dos sonhos, sonhos coletivos ainda por cima. Através de um aparelho, é possível pessoas se conectarem enquanto dormem, abrindo caminho para a espionagem, já que é possível roubar informações desta forma. A linha entre realidade e sonho é tênue, e aqui o foco é em um espião de mentalidade instável, o que pode pôr tudo a perder. O filme é insano e crível ao mesmo tempo, de certa forma nos fazendo questionar o que pode ser real ou não no fim. O mundo criado neste filme é incrível, e a forma como as regras criadas aqui são seguidas com perfeição é de cair o queixo. A Origem é mais um dos filmes de se assistir acompanhado para discutir aquelas teorias sobre uma parte ou outra do filme, só tenha certeza de não ter sonhado que discutia sobre as teorias, falando nisso, tem certeza que está acordado agora? Que tal deixar um comentário só pra confirmar?
 
Pôster do filme.
 
Sinopse: Através dos sonhos compartilhados, informações podem ser roubadas, mas claro que há efeitos colaterais.
 
"Só quando acordamos percebemos que havia algo estranho".
 
Está acordado ou sonhando mais uma vez?

Trailer: 
 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Golpe Duplo [Focus] (2015)

Golpe Duplo, dirigido por Glenn Ficarra e John Requa, é um filme de comédia e romance, com um grande elenco (inclusive um brasileiro), com boas atuações, e uma trama simples, sendo ela mais uma história sobre vigaristas que se dão bem ou mal com a ajuda de uns e outros para dar seus golpes. Apesar de cliché, é bem executado, diverte e entretém, nos deixando curiosos com o desenrolar da história. O filme vale uma conferida sem compromisso. 
 
Pôster do filme.

Sinopse: Um vigarista profissional e uma amadora passam a trabalhar juntos, talvez não por muito tempo. 
 
"Fazer as pessoas confiarem na gente é uma ciência". 

Nicky e Jess tendo seu primeiro contato.

Trailer: 
 

Festa no Céu [The Book of Life] (2014)

Festa no céu, dirigido por Jorge R. Gutiérrez, é uma animação infantil de aventura, romance e comédia, que lida com a crença mexicana sobre a morte, especificamente sobre o Dia dos Mortos. Um filme que trata sobre honestidade, amor, família, coragem e perdão. A história é narrada a nós e outros personagens, e mostrada através de bonecos de madeira com vida, para no fim ensinar valores interessantes, e mostrar também como muitas tradições passam adiante costumes que diminuem e menosprezam as mulheres, ou que parecem "neutralizar" a capacidade de sentir ou demonstrar emoções dos homens, mostrando que alguns costumes podem e devem ser mudados, conservados e registrados na história, mas talvez não na sociedade. É um ótimo filme para toda a família. 
 
Pôster do filme.

Sinopse: 2 amigos de infância lutam pelo coração de uma moça, com ajuda dos deuses. 
 
"Que tal uma aposta?"

La Muerte e Xibalba.

Trailer: 
 

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Sinais [Signs] (2002)

Sinais, dirigido por M. Night Shyamalan, é um filme de suspense e ficção científica, com bastante drama, que trata sobre, principalmente, a perda de fé, família, coincidências, destino, etc. O filme tem um ritmo muito bom, não é muito parado, pois nos solta informações na medida e tempo certos, adicionando detalhes importantes à trama a todo instante. Lembro que na primeira vez que assisti, tive uma certa "raiva" por não conseguir ver direito as criaturas, mas assistindo agora, achei ótimo para o suspense, construiu muito bem o ambiente do filme, e conseguimos sim enxergar o bicho no final (bem diferente de Bird Box (clique aqui para ler a análise deste filme)), num ótimo clímax, com todas as "coincidências". Vale a pena dar uma chance ao filme. Deixe sua opinião aqui embaixo, me diz o que achou.
 
Pôster do filme.
 
Sinopse: Uma família passando por um momento difícil se encontra em meio à uma invasão, tendo que se unir e se proteger como nunca antes.
 
Família que enlouquece unida, permanece unida.

Trailer: 
 

Amnésia [Memento] (2001)

Amnésia, dirigido por Christopher Nolan, é um filme de suspense de dar nó em nossas cabeças com uma trama dramática e complexa. A trama gira em torno de um homem que tem perda de memória recente, com seu próprio sistema de anotações, e o que já não parece simples, se complica ainda mais quando percebemos que o filme se divide em dois grupos de cenas: um com as cenas em ordem cronológica, como um filme comum, e outro grupo com as cenas em reverso, contando primeiro a consequência, e depois a causa de várias situações. Para quem gosta de mistério, é uma forma genial de se contar uma história, apesar de eu conseguir imaginar várias pessoas tendo suas crises de ansiedade com isso. É um ótimo filme para assistir acompanhado, para discutirem suas teorias, se forem capazes de se lembrar de mais do que só seus nomes após o término. Boa sorte. 
 
Pôster do filme.

Sinopse: Um homem com perda recente de memória deve confiar em seu sistema de anotações para efetuar sua vingança, só basta saber se é tão confiável assim.
 
Leonard é um homem de memória curta, literalmente.
 
Trailer: 
 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Project Power (2020)

Project Power, dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman, é um filme de super heróis mais próximo da realidade, com ficção científica e muita ação. Na trama, pílulas dão aos seus usuários super poderes por 5 minutos, e há toda uma conspiração ligada à isso. Apesar de tudo, a história é contida (assim como as cenas de ação são em sua maioria em espaços apertados), por mais que alguns poderes possam ser destruidores, muitas pessoas ainda não acreditam que existem, com as autoridades tentando os esconder. O filme traz questões raciais e sociais muito interessantes e importantes, ainda mais quanto às chances e oportunidades dadas às pessoas marginalizadas pela sociedade para se reintegrarem. Um bom filme de ação, com ótimas atuações (entre elas, de um brasileiro), com um ritmo um pouco lento entre as cenas de pancadaria, mas condizentes com a trama, e com subtramas bem separadas, mas que se encontram de forma muito natural. Vale a pena dar uma conferida.

AVISO: Algumas cenas de violência gráfica.

Pôster do filme.

Sinopse: Qualquer pessoa pode ter acesso à 5 minutos de super poderes. Como uma praga, isso cresce pela cidade. Uma praga controlada. 
 
"Você é jovem, é negra, é mulher. O sistema foi projetado pra destruir você."
 
A pílula pode dar qualquer poder, para bem ou para mal.

Trailer: 
 

Perigo por Encomenda [Premium Rush] (2012)

Perigo por Encomenda, dirigido por David Koepp, é um filme de ação e, praticamente, perseguição frenética, de tirar o fôlego, e acredite, de bicicleta contra carro. O filme se passa em Nova Iorque e é focado em um ciclista entregador de encomendas, em meio a um trânsito caótico, com motoristas loucos e homicidas, e colegas altamente competitivos. A trama é ótima, rápida, fácil, sem nada de complexo, apesar dos flashbacks que mesmo tirando nossa atenção algumas vezes, adiciona detalhes importantes à trama. Um ótimo filme para quem gosta de uma correria louca

Pôster do filme.

Sinopse: Um ciclista louco enfrenta uma cidade louca para entregar uma de suas encomendas, tornando-o alvo de um louco.

O coiote nunca cansa de correr.

Trailer:
 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Parasita [Gisaengchung] (2019)

Filme recomendado muuuuitas vezes por váaaarios dos nossos amigos e colegas, em especial: Lucas Santana, Rodrigo Barreto, Pollyana De Ruas, Rafael Albuquerque e Amanda Nogueira. Se esqueci de algum, perdoem e me lembrem pra eu colocar aqui. Espero que todos gostem da análise. 💓💓💓

 
Finalmente assisti Parasita, dirigido por Bong Joon-ho. É um filme sul-coreano de drama e comédia, com quilos de suspense (que chega a beirar a agonia) e uma pitada de terror em seus momentos finais (e a depender de sua classe social, um filme inteiro de terror). É um filme muito forte, focado em uma família necessitada financeiramente, que tenta tudo, qualquer coisa para ter uma melhor condição, mas principalmente serem verdadeiros parasitas, se aproveitando de oportunidades criminosas. Assistimos tudo pelo lado deles, e com o tempo, pelo lado da família-alvo. A história é dramática e pesada, mas tudo sendo tratado com muito humor, o que é genial, além de ser interessante ver a relação da família com seu parasitismo, mostrando estarem muito cômodos com toda a situação. A sensação de que tudo vai ruir é crescente, de que tudo vai dar errado a qualquer instante, até a reviravolta acontecer de fato, onde o filme passa a ter elementos de terror, se tornando uma história séria, com o humor desaparecendo, onde tudo desaba em questão de minutos. Uma reviravolta que chega a nos arrepiar, onde vemos que um sistema econômico que enaltece um status quo, que só deixa as pessoas menos humanizadas, se tornando seres de ego inflado, superiores às outras pessoas, não é um caminho bonito, ou ético. Que talvez procirarmos as soluções "menos piores" para tudo que nos cerca nunca será a melhor solução. Um filme que vale a pena ser visto. 

AVISO: Cena de sexo e cenas de violência gráfica.
 
Pôster do filme.

Sinopse: Uma família necessitada financeiramente se torna o parasita de uma família de elite, criando uma grande rede de mentiras, até que as pontas soltas aparecem. 
 
Uma das muitas cenas cômicas (e tristes) do filme.

Trailer:
 

Blade Runner 2049 (2017)


Blade Runner 2049, dirigido por Denis Villeneuve, é a continuação de Blade Runner (clique aqui para ler a análise deste filme). Um filme de ficção científica e ação, que se passa 30 anos após sua prequela, com uma história ainda mais lenta, sombria, elaborada e melancólica. A ação do filme é menos contida, tendo mais impacto à sua volta  (tirando o clímax da história, toda no escuro, onde não conseguimos saber o que acontece direito). A história desta vez, sendo mais complexa, tem umas boas reviravoltas, ainda assim, muita coisa fica sem explicação. Blade Runner 2049 é um ótimo filme de ficção científica, assim como o anterior. É necessário assistir o primeiro para entender a história ao todo.

AVISO: Contém cenas de nudez.

Pôster do filme.

Sinopse: Um Blade Runner descobre que seu caso recente tem haver com seu passado, ligado a um milagre misterioso que pode mudar tudo que se sabe sobre os replicantes. 
 
Um filme com visuais sombrios e belos, e com uma história melancólica.

Trailer:
 

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Origem: Espíritos do Passado [Gin'iro no Kami no Agito] (2006)

Origem: Espíritos do Passado, dirigido por Keiichi Sugiyama, é um anime ddo estúdio Gonzo, de ação e ficção científica, que vai direto ao ponto, curto e grosso. A trama se passa no futuro, após um evento apocalíptico acabar com a Terra (e parte da lua). A rotina na Terra mudou, os seres, crenças, e a tecnologia mudaram, quase tudo mudou, só não o sistema econômico (por que diabos?), ainda assim, as pessoas se acostumaram a essa vida (até porque agora são só o que conhecem). Quem esteve no passado ainda está ligado ao passado, e é daí que a trama se desenrola, trazendo questões interessantes sobre aceitar as mudanças, ter noção de sua classe social atual, mas não só isso, saber se pôr no lugar de outro que está em situação diferente da sua. Origem é um anime muito interessante, com poucas cenas de ação, comparado a outros animes, mas que sabe à que veio. Com uma ótima história e trilha sonora, só peca na gritaria incessante por Toola. Vale dar uma conferida. 

Pôster do anime.

Sinopse: A Terra mudou depois de um cataclisma, a floresta também. Quem veio do passado só pode aceitar isso. 
 
Animação belíssima, por mais que utilize muita computação gráfica.

Trailer: 
 

Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Blade Runner - O Caçador de Andróides [Blade Runner] (1982)

Blade Runner - O Caçador de Andróides, dirigido por Ridley Scott, é um clássico da ficção científica e suspense, com bastante drama. Sua narrativa é um pouco lenta e arrastada, mas conta uma boa história, sobre o pior melhor Blade Runner da Terra, perseguindo (ou sendo perseguido por) seus alvos replicantes. Se trata de um suspense psicológico, apesar de toda a tecnologia ao seu redor, questionando o que é ser humano, e o que tem de superior na humanidade que os replicantes não tenham? A trama traz mais questionamentos e perguntas do que respostas, ainda assim, é uma boa jornada com um fim satisfatório. Vale a pena dar uma conferida.
 
AVISO: Contém uma cena de nudez. 

Pôster do filme.

Sinopse: Um Blade Runner tem um importante serviço a ser cumprido, aposentar os alvos replicantes.
 
Muitas perguntas ficam sem respostas, pelo menos por enquanto, mas não tiram o brilho da história.
 
Trailer: 
 

PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Megamente [Megamind] (2010)

Filme escolhido e recomendado por Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💓💓💓

 
Megamente, dirigido por  Tom McGrath, é uma ótima animação de comédia da DreamWorks Animation. Aqui vemos a história de um super vilão ao qual todos da cidade já estão acostumados, até o dia de sua mais esperada vitória, o que o faz cair em um tipo de crise existencial. A animação é bem engraçada, e ao mesmo tempo traz situações sérias como um "incel" (celibatários "involuntários", em sua maioria, prováveis racistas, homofóbicos e sexistas), que quando ganha poder suficiente, se torna abusivo, em vários sentidos, algo que não é muito comum em uma animação "infantil". Megamente traz também sobre a diferença de criações, a criação do herói que cresceu em berço de ouro e do vilão que cresceu como delinquente (ou pelo menos um incompreendido), achei isso muito interessante. Vale dar uma conferida. 

Pôster do filme.

Sinopse: Um super vilão consegue o que tanto queria, mas isso não preenche o seu vazio. 
 
"Eu tive uma bela e normal infância."
 
Megamente e seu Criado aproveitando seu reinado.

Trailer: 
 

O Predestinado [Predestination] (2014)

O Predestinado, dirigido por Michael e Peter Spierig, é um filme australiano de ficção científica e drama, com suspense e mistério. O filme se inicia com ação e sem qualquer explicação do que está acontecendo. Depois, a história passa a girar em torno de uma personagem, com uma parte do filme se passando por flashbacks, para contar toda sua vida até aquele momento. A trama vai se desenrolando até as explicações começarem a aparecer, não importa nem se o mistério é "simplório" ou se as reviravoltas são óbvias (às vezes não tanto quanto parece), o filme tem uma ótima narrativa que nos prende à história, uma narrativa fluída que nos prende pelo mistério e suspense. Ótimo filme para quem quer ver a viagem no tempo ser usada de uma forma muito interessante.
 
Pôster do filme.

Sinopse: Um rapaz conta a história de sua vida, enquanto um terrorista bombardeiro está à solta. 
 
"E se eu colocá-lo na sua frente? O homem que arruinou sua vida"

O desenrolar da história começa em um bar.

Trailer:
 

terça-feira, 1 de setembro de 2020

RoboCop (2014)

RoboCop, dirigido pelo brasileiro José Padilha, é um reboot do filme original de mesmo nome, onde um policial é gravemente ferido e transformado numa arma letal robótica. Aqui, foi levada à sério a questão de transformá-lo em arma. Enquanto no filme original ele seria um tipo de "guardião da nova e moderna vizinhança", neste filme RoboCop é utilizado como propaganda para armas mais modernas e infalíveis, uma militarização, mas neste caso, por uma mega corporação, que tem seu próprio grupo paramilitar. Com um elenco grandioso, as atuações são boas, nada fora do comum. O filme tem muita ação, e algum drama envolvido, mas nunca deixando a ação de lado, com alguma conspiração envolvida em sua trama. Um ótimo filme no fim das contas, cheio de referências do original.

Pôster do filme.

Sinopse: Um policial gravemente ferido vira produto de uma mega corporação. As consequências recaem sobre sua família.
 
Por fora máquina, mas por dentro, continua humano.
 
Trailer: