segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Parasita [Gisaengchung] (2019)

Filme recomendado muuuuitas vezes por váaaarios dos nossos amigos e colegas, em especial: Lucas Santana, Rodrigo Barreto, Pollyana De Ruas, Rafael Albuquerque e Amanda Nogueira. Se esqueci de algum, perdoem e me lembrem pra eu colocar aqui. Espero que todos gostem da análise. 💓💓💓

 
Finalmente assisti Parasita, dirigido por Bong Joon-ho. É um filme sul-coreano de drama e comédia, com quilos de suspense (que chega a beirar a agonia) e uma pitada de terror em seus momentos finais (e a depender de sua classe social, um filme inteiro de terror). É um filme muito forte, focado em uma família necessitada financeiramente, que tenta tudo, qualquer coisa para ter uma melhor condição, mas principalmente serem verdadeiros parasitas, se aproveitando de oportunidades criminosas. Assistimos tudo pelo lado deles, e com o tempo, pelo lado da família-alvo. A história é dramática e pesada, mas tudo sendo tratado com muito humor, o que é genial, além de ser interessante ver a relação da família com seu parasitismo, mostrando estarem muito cômodos com toda a situação. A sensação de que tudo vai ruir é crescente, de que tudo vai dar errado a qualquer instante, até a reviravolta acontecer de fato, onde o filme passa a ter elementos de terror, se tornando uma história séria, com o humor desaparecendo, onde tudo desaba em questão de minutos. Uma reviravolta que chega a nos arrepiar, onde vemos que um sistema econômico que enaltece um status quo, que só deixa as pessoas menos humanizadas, se tornando seres de ego inflado, superiores às outras pessoas, não é um caminho bonito, ou ético. Que talvez procirarmos as soluções "menos piores" para tudo que nos cerca nunca será a melhor solução. Um filme que vale a pena ser visto. 

AVISO: Cena de sexo e cenas de violência gráfica.
 
Pôster do filme.

Sinopse: Uma família necessitada financeiramente se torna o parasita de uma família de elite, criando uma grande rede de mentiras, até que as pontas soltas aparecem. 
 
Uma das muitas cenas cômicas (e tristes) do filme.

Trailer:
 

3 comentários:

  1. Perfeita análise. É um filme muito dolorido e angustiante, e o título nos coloca num dilema ética, quem realmente tem uma relação de parasitismo com a sociedade, os muito pobres que querem subir ou os muito ricos que enriqueceram as custas da existência do lugar de extrema pobreza?
    Outro ponto alto do filme é perceber como a família é amplamente talentosa, se tivessem oportunidades reais de trabalhar com seus talentos, se não tivesse um projeto governamental para a manutenção da base dessa piramide, onde eles estariam? Quão longe iriam?
    E por fim, quem é a mulher de preto no poster?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher de preto sentada? É a esposa, da família rica. Realmente cada integrante da família pobre é genial à sua maneira, uns em atuação, outros em falsificação, em lábia. Kkkk
      Se tivessem oportunidade, seria ótimo que aproveitassem os talentos que tem, pena que acabou como acabou.

      Excluir
  2. Ah sim, eu tinha esquecido que eles tinham uma filha, o começo de tudo né? Verdade. Uma pena.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra