quinta-feira, 28 de julho de 2022

MegaMan X - The Day of Σ (2005)

MegaMan X - The Day of Σ, dirigido por Atsushi Otsuki, é um OVA (um anime ou filme animado que complementa a história de outro anime, neste caso, de um jogo) de ação e ficção científica produzido, lançado e que é acessível exclusivamente para o jogo Maverick Hunter (ou Irregular Hunter) X de Playstation Portable (PSP). Com apenas 25 minutos de duração, conhecemos a história de X, Zero e Sigma, e seu trabalho como Maverick Hunters contra Reploids que se rebelaram. As nomenclaturas parecem difíceis, mas pense como numa força policial do futuro, que trabalha contra robôs que por algum motivo estão virando terroristas. A história não é tão complicada quanto parece, e temos MUITA exposição durante os 25 minutos, com tudo sendo contado deliberadamente entre os personagens, mas num roteiro bem feito de investigação policial, focando na história de X e dos motivos de Sigma, deixando o resto para os jogos. Com uma animação fluida, trilha sonora eletrizante, e um roteiro com história tensa, The Day of Σ é um ótimo início para a franquia, pena não haver realmente um anime ou filme que continue essa história, ficando só para os gamers (ou leitores de mangá).

Pôster do jogo Maverick Hunter X.

Sinopse: Num futuro distante, robôs começam a se rebelar sem motivo aparente. X, um dos robôs policiais, é diferente dos outros, e aqui aprendemos o porquê disso. Alguns querem que X supere seu potencial, não importa que limites devam ser ultrapassados.

"Há vezes que nós, Maverick Hunters, não podemos hesitar em puxar o gatilho."

"Devemos nos tornar espada e escudo para aqueles que não podem se defender sozinhos".

"Eu temo que para cada caçador gentil e sensível como você, X, haverá um rebelde à beira de se tornar um Maverick como Vile lá fora."

"Essa é a fonte do seu grande potencial."

"Entenda, evolução exige sacrifícios."

Zero e X em sua rotina de Maverick Hunters.

Ova completo: 

A Cor Que Caiu do Espaço [Color Out of Space] (2019)

A Cor Que Caiu do Espaço, dirigido por Richard Stanley, é um filme de terror e ficção científica, baseado em uma obra de mesmo nome do autor H.P. Lovecraft, mas que se inicia, como um filme de suspense até, finalmente, caminhar pelo terror (gore, que é o terror com muito sangue, e body horror, onde vemos as transformações grotescas e bizarras de corpos, sejam de humanos ou animais). As atuações são boas para um filme de terror (kkkkk), mas mesmo antes do desenrolar da história, o personagem de Nicolas Cage já se mostra caricato, mesmo que isso passe a ser aproveitado mais tarde pelo roteiro, uma ótima atuação de verdade vem da atriz que az a personagem Lavinia, que de início ao fim nos mostra sua rebeldia até a insanidade. Percebemos que muitos detalhes estabelecidos como importantes na história são deixados de lado sem motivo aparente, seja o câncer, seja o forasteiro ou o caseiro estranho. Uma das principais mudanças entre o filme e o conto é sobre o mistério da cor desconhecida. No conto, é impossível distinguir a cor, no filme, é utilizada a cor púrpura com efeitos dignos do diretor Michael Bay (e suas filmagens contra o pôr do sol). Por fim, é um bom filme de terror com um ótimo visual, que transporta às telas de forma satisfatória pelo menos uma das coisas dos contos de Lovecraft: o sentimento de desesperança.

AVISO: Contém algumas cenas grotescas, do horror corporal à cenas de auto mutilação.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma família numa fazenda do interior enlouquece de pouco à pouco quando coisas estranhas (ligadas à uma cor misteriosa) começam a acontecer. 

"É seu segundo erro hoje."

"Pensei que estávamos sendo atacados. Os russos e chineses..."

"O jantar está pronto."

Lavinia é a personagem que leva o filme nas costas.

Trailer: 

terça-feira, 26 de julho de 2022

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain [Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain] (2001)

Filme dedicado carinhosamente à Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💗💗💗


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, é um clássico do cinema francês, uma comédia romântica, com seus toques de drama, que faz qualquer um ficar os olhos marejados (te desafio a não se emocionar com a cena do senhor com deficiência visual). Um dos filmes mais sensíveis que já assisti (e reassisti), com personagens de uma profundidade incrível, cada um sendo carismático à sua maneira. Um enredo com uma amarração de cair o queixo, onde talvez, assistindo pela primeira vez, você não entenda detalhes que tem haver com uma ou outra situação do filme. Uma trilha sonora que arrepia e fica na cabeça, uma filmografia com cores marcantes e simbolismos geniais pra demonstrar sentimentos, emoções ou reflexões dos personagens. Uma forma de narrativa que nos faz entender de pouco a pouco cada personagem e suas mudanças (quando há), seja de perspectiva entre si, seja na história ao todo, no micro ou macro. É muito interessante como o filme foca primeiro na infância de Amélie, explicando sua criação e os motivos de ser como é, até chegar ao evento que de fato muda sua vida (e de várias outras pessoas no processo). Muitos podem até achar Amélie chata ou confusa, mas certamente todos conhecemos ou já nos deparamos com uma pessoa sonhadora como ela, que, no mínimo, sente cada emoção como um turbilhão (de 0 a 100 em segundos, será transtorno de personalidade limítrofe?), ou, que acima de tudo, está muito mais pelos outros do que para si (super empatia), assim como muitas vezes, está muito mais para dentro de si do que para fora (introversão). Uma coisa é certa, aprendemos muito com cada Amélie em nossas vidas, mesmo não significando que sejamos necessariamente um Nino em suas vidas. Seja no filme ou fora dele, Amélie muda a vida de todas as pessoas à sua volta, seja por suas ações, por suas palavras, por se ver como santa ou como vingadora.
Um ótimo filme, que é obrigatório, principalmente, para quem ama cinema e/ou para os sonhadores.

AVISO: Contém algumas cenas de nudez e sexo  (como quase todo filme francês).

Pôster do filme.

Sinopse: Uma moça tem a maior aventura de sua vida quando resolve sair de seu casulo pessoal. Com a ajuda de várias e várias coincidências, ela só está à mercê de sua engenhosidade para se auto sabotar.

"Como toda criança, gostaria que seu pai a abraçasse de vez em quando, mas ele só a toca durante o exame clínico mensal. A menina, emocionada com a intimidade excepcional não consegue impedir que seu coração dispare. Então seu pai conclui que ela tem uma anomalia cardíaca."

"O mundo parece tão morto que Amélie prefere sonhar até ter idade para partir."

"E finalmente chegamos na noite de 30 de agosto de 1997, quando ocorre o fato que mudará a vida de Amélie Poulain."

"Se Amélie era privada de amigos, Nino preferia não os ter tido."

"Isso se chama encarar a realidade. Mas é isso que Amélie não quer."

Amélie sempre com sua cara de sapeca.

Trailer:


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

O Vôo do Navegador [Flight of the Navigator] (1986)

O Vôo do Navegador, dirigido por Randal Kleiser, é um filme de co-produção americana e norueguesa de ficção científica e aventura. Um filme com ótimas surpresas, do seu ritmo à sua narrativa e reviravoltas. Com uma das produtoras sendo a Disney, talvez se explique a mistura entre drama e aventura, o que está longe de ser algo ruim, mas parece que dois filmes totalmente diferentes foram colocados juntos, e o momento onde a mudança de gênero é bem explícita, mas condizente com o roteiro, e que é até bem vindo após o drama e melancolia da primeira metade.
As atuações são boas, em especial a do protagonista e seu irmão (quando crescido), e de Carolyn, mas geralmente são boas as atuações dos personagens mais secundários. A trilha sonora condiz com a época em que se passa o filme, dando o senso de aventura juvenil (e traz a nostalgia pra quem assiste hoje em dia). Esta provavelmente foi uma das primeiras ficções científicas que assisti, assim como uma das primeiras histórias que me fez ter meu amor por viagem no tempo. Por fim, uma ótima ficção científica, com efeitos incríveis para a época, com um enredo muito interessante, com seriedade nas consequências de sua história, pelo menos até certo momento. Recomendo uma olhada.

Pôster do filme.

Sinopse: Um menino, em 1978, não tem memória da noite mais louca que já teve, enquanto que para sua família, essa noite foi bem mais longa do que parece.

"Só se aprende a nadar pulando na água."

"Ele está ferido. E está me chamando."

"-De onde isso veio?
-Da mente de um garoto de 12 anos."

"É uma pena que não quer saber a verdade."

"Precisa do meu cérebro inferior pra fazer essa coisa voar?"

A incrível nave espacial do filme. Um show de efeitos visuais para a época.

Trailer: 


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Parasite Eve [パラサイト・イヴ] (1997)

Parasite Eve, é um filme japonês de drama romântico e terror, dirigido por Masayuki Ochiai, baseado em um livro de mesmo nome escrito por Hideaki Sena, e que sua história deu origem à uma franquia de jogos de Playstation, de terror e ação, com o mesmo nome. Apesar de se denominar um filme de terror, ele é muito mais sobre o drama entre o romance de dois personagens, sobre a negação da morte e do sentimento de luto, em meio à várias aulas sobre mitocôndrias, tornando o filme bem fora dos padrões, mesmo que não seja de forma vantajosa. Temos atuações boas, mas travadas em alguns momentos, sendo nítida a necessidade de alguém comandando as reações dos atores nos momentos certos. Ainda assim, a atuação da atriz que faz a criatura se sobressai às demais, atuando como duas personagens ao longo do filme, uma doce mulher com seus conflitos internos, e uma criatura de bilhões de anos com seu plano de evolução e erradicação humana. A trilha sonora é ótima, trazendo um suspense que muitas vezes parece inexistente à história. A filmografia é interessante, ajudando a alternar a atmosfera entre drama e terror nos momentos certos, e trazendo efeitos muito interessantes, como a forma da criatura se locomover, por exemplo. Um bom filme, mesmo que MUITO parado e sem querer entrar de fato ao terror, mas o que o torna de alguma forma mais interessante. Vale dar uma conferida se não tiver outros filmes em sua lista, já que poderia ser melhor.

AVISO: Contém uma cena de sexo.


Sinopse: Em meio à aulas sobre mitocôndrias, somos colocados em meio à um drama entre um casal, uma morte, um transplante, e a aparição de uma entidade de bilhões de anos de idade. Poderia ser executado de forma melhor, mas é o que tem pra hoje.

"Foi na África, foi aí que ela apareceu. O primeiro humano, a primeira mulher portadora de Mitocôndrias. Nós a chamamos de Mitochondria Eve."

"Temos um montão de germes no nosso interior, né? E eles também nos controlarão quando crescermos?"

"Kiyomi o amou porque eu a fiz."

"As mitocôndrias estão falando."


No filme, quando não são em palestras e aulas, aprendemos mais sobre mitocôndrias nessas cenas de laboratório.

Filme completo:

Your Name [Kimi no Na wa.] (2016)

Filme sugerido por Ana Letícia. Espero que goste da análise. 💓💓💓


Your Name, escrito e dirigido por Makoto Shinkai, e produzido pelo estúdio CoMix Wave Films, é um anime japonês, em longa metragem, de drama romântico com elementos de ficção científica, fantasia e comédia. Uma verdadeira montanha russa emocional. A história se inicia com algumas coisas que não parecem fazer sentido, além dos monólogos dos nossos dois protagonistas. Após a introdução, as coisas começam a tomar um rumo (ótimo rumo, por sinal). É até engraçado como de início o anime se assemelha ao filme nacional Se Eu Fosse Você (2006), mas só na parte da troca de corpos e talvez na comédia, porque tudo muda na metade da animação. Com uma reviravolta de nos arrepiar inteiro, TUDO muda. Um mistério enorme se inicia, e a resposta é aterradora. Confesso que em vários momentos a trama ficou tão tensa (e densa) que sentei na ponta da cadeira de ansiedade, e assim como em outros momentos, os olhos se encheram d'água. É muito interessante ver a evolução da narrativa, sem medo de suas reviravoltas corajosas e impactantes, de nos apresentar e nos fazer apegar à personagens para logo depois nos tirá-los à força e de surpresa de forma brutal. Uma animação cheia de surpresas, com toques fantásticos incríveis, doces, misteriosos e que carregam a trama com suavidade, no que poderia ser uma história (ainda mais) dolorosa e pesada. Your Name é sobre nos encontrarmos para encontrar os outros, descobrir o que queremos antes de gastar nossa energia, porque quando descobrimos, podemos ir atrás sem medo, com os riscos já calculados (ou não, há os sonhadores que vivem com os pés longe do chão também), para pôr os planos em prática e conseguir o que se quer, o que no filme, influencia em toda uma cidade e seus habitantes. Uma animação com uma história forte sobre amor, destino, força de vontade, amizade. Recomendo demais.

Pôster do anime.

Sinopse: Dois adolescentes que não se conhecem trocam de corpos, não se sabe o porquê. Muito humor, drama e amor nesta animação. Prepare-se pra derramar umas lágrimas também.

"Sempre estou procurando algo ou alguém."

"Está sonhando, não é?"

"Alguém importante, alguém que não quero esquecer, alguém que não devo esquecer!" 


Taki e Mitsuha deixando mensagens um para o outro.

Trailer:


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".