Filme dedicado carinhosamente à Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💗💗💗
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, é um clássico do cinema francês, uma comédia romântica, com seus toques de drama, que faz qualquer um ficar os olhos marejados (te desafio a não se emocionar com a cena do senhor com deficiência visual). Um dos filmes mais sensíveis que já assisti (e reassisti), com personagens de uma profundidade incrível, cada um sendo carismático à sua maneira. Um enredo com uma amarração de cair o queixo, onde talvez, assistindo pela primeira vez, você não entenda detalhes que tem haver com uma ou outra situação do filme. Uma trilha sonora que arrepia e fica na cabeça, uma filmografia com cores marcantes e simbolismos geniais pra demonstrar sentimentos, emoções ou reflexões dos personagens. Uma forma de narrativa que nos faz entender de pouco a pouco cada personagem e suas mudanças (quando há), seja de perspectiva entre si, seja na história ao todo, no micro ou macro. É muito interessante como o filme foca primeiro na infância de Amélie, explicando sua criação e os motivos de ser como é, até chegar ao evento que de fato muda sua vida (e de várias outras pessoas no processo). Muitos podem até achar Amélie chata ou confusa, mas certamente todos conhecemos ou já nos deparamos com uma pessoa sonhadora como ela, que, no mínimo, sente cada emoção como um turbilhão (de 0 a 100 em segundos, será transtorno de personalidade limítrofe?), ou, que acima de tudo, está muito mais pelos outros do que para si (super empatia), assim como muitas vezes, está muito mais para dentro de si do que para fora (introversão). Uma coisa é certa, aprendemos muito com cada Amélie em nossas vidas, mesmo não significando que sejamos necessariamente um Nino em suas vidas. Seja no filme ou fora dele, Amélie muda a vida de todas as pessoas à sua volta, seja por suas ações, por suas palavras, por se ver como santa ou como vingadora.
Um ótimo filme, que é obrigatório, principalmente, para quem ama cinema e/ou para os sonhadores.
AVISO: Contém algumas cenas de nudez e sexo (como quase todo filme francês).
Sinopse: Uma moça tem a maior aventura de sua vida quando resolve sair de seu casulo pessoal. Com a ajuda de várias e várias coincidências, ela só está à mercê de sua engenhosidade para se auto sabotar.
"Como toda criança, gostaria que seu pai a abraçasse de vez em quando, mas ele só a toca durante o exame clínico mensal. A menina, emocionada com a intimidade excepcional não consegue impedir que seu coração dispare. Então seu pai conclui que ela tem uma anomalia cardíaca."
"O mundo parece tão morto que Amélie prefere sonhar até ter idade para partir."
"E finalmente chegamos na noite de 30 de agosto de 1997, quando ocorre o fato que mudará a vida de Amélie Poulain."
"Se Amélie era privada de amigos, Nino preferia não os ter tido."
"Isso se chama encarar a realidade. Mas é isso que Amélie não quer."
Trailer:
Eu amei. Sempre aparece algo que aquece nosso coração e nos mantém pessoas sonhadoras.
ResponderExcluirQue bom que gostou. É um filme bem forte mesmo, já ando procurando outros do mesmo diretor (e fiquei surpreso em saber que um dos filmes Alien foi dirigido por ele).
Excluir