quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Jovens Bruxas - Nova Irmandade [The Craft: Legacy] (2020)

Franquia escolhida e dedicada à Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💓💓💓


Jovens Bruxas - Nova Irmandade, dirigido por Zoe Lister-Jones, é um soft reboot (um reinício leve, onde não é necessário ver o filme anterior, mas não o desconsidera totalmente) da franquia Jovens Bruxas (com esse sendo o segundo filme). Com um filme prestando ótimas homenagens ao primeiro, e atualizando a história para as décadas atuais, temos um roteiro que novamente começa leve, mas já tocando em assuntos importantíssimos. Como o anterior, este começa de forma "leve" e divertida, até o tom mudar completamente para algo sombrio, dessa vez não tanto para o terror, mas mais para o suspense. A história surpreende pelas reviravoltas super emocionais, por mais que repitam certas coisas do primeiro filme, ainda nos pegam de surpresa. A nova roupagem do filme mostra, dessa vez, um cuidado maior com o uso do poder, como sendo uma diferença entre gerações. A filmografia é muito boa, mas alguns efeitos de computação gráfica são estranhos, dessa vez não tiveram medo em se jogar de vez na fantasia. As atuações são incríveis, mostrando uma adolescência comum e atual, mesmo depois dos poderes chegarem. A trilha sonora combina demais com a rebeldia atual, assim como a trilha original para a geração passada. Ao todo, um ótimo filme, sendo lançado cerca de 24 anos após o original, presta homenagem, e ainda melhora uma história que já era boa demais, mesmo com um final, no mínimo, apressado. Recomendo.

AVISO: Contém insinuação a suicídio, cenas com homofobia e bullying.

Pôster do filme.

Sinopse: As bruxas da nova geração não tem medo de utilizar seus poderes, mas o usam com mais responsabilidade, ou assim verão que deve ser feito.

"Como a noite sob o luar e os mares sob sua atração, crescer contigo é minha intenção, de lua nova à cheia."

"Ser diferente te dá poder."

"E outra, gata. Seu fluxo é intenso, algo para se celebrar."

"Tranquilo. Nós, meninas trans, temos nossa própria magia."

"É uma conversa simples que já devia ter acontecido, há muito tempo."

Elas também se proclamam as esquisitas.

Trailer: 


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Jovens Bruxas [The Craft] (1996)

Franquia escolhida e dedicada à Laís Guerra. Espero que goste da análise. 💓💓💓


Jovens Bruxas, dirigido por Andrew Fleming, é um filme teen de terror e fantasia sombria, que em sua época de lançamento, ajudou a disseminar (ainda mais) a moda gótica e rituais pagãos, assim como religiões menos conhecidas. Muito referenciada na cultura pop (o desenho X-Men: Evolution tem um episódio inteiro homenageando ao filme), temos um filme que até certa parte é leve, mesmo com momentos tensos aqui e ali, mas é da metade para o fim que o tom fica realmente sombrio. Vemos um filme que até então era divertido se desenrolar num verdadeiro filme de terror, mostrando que o poder realmente sobe à cabeça, e que o ego cega. Com ótimos efeitos visuais, tanto para a época, quanto ainda hoje, a filmografia é intensa nas cenas de magia, e nos momentos de calmaria, temos espaço para enxergar bem os atores e o ambiente. A trilha sonora é ótima, trazendo faixas perfeitas para combinar com os rituais das garotas. As atuações são fenomenais, de inicio mostrando as colegiais se divertindo com seus rituais e poderes, e chegando à insanidade com a irresponsabilidade de tanto poder. Lembra MUITO ao filme Poder Sem Limites (clique aqui para ler a análise desse filme), onde eu não ficaria surpreso se soubesse que este último tivesse se inspirado em Jovens Bruxas. Por fim, um filme que mostra, com muito exagero, uma bruxaria mais realista. Recomendo aos bruxos de plantão.

AVISO: Contém algumas falas com racismo, insinuação à suicídio, tentativa de estupro. E uma cena com muitos animais peçonhentos.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma aluna recém chegada descobre um grupo de bruxas em sua turma, e descobre da forma mais perigosa o quanto o poder pode corromper as pessoas.

"Nosso é o tempo, esta é a hora, nossa é a magia, nosso é o poder."

"São bruxas."

"- A natureza rouba. Os animais roubam.
- Roubam pela sobrevivência."

"Aí está, Sarah é o quarto elemento, juntas temos poder!"

"A verdadeira magia não é negra nem branca. É ambos, pois a Natureza o é. É boa e cruel ao mesmo tempo. O Bem e O Mal estão em nós. A vida tem o seu equilíbrio."

As esquisitas são elas, segundo as próprias.

Trailer: 


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

O Animal Cordial [NACIONAL] (2017)

Filme sugerido por Bruno Althoff. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


O Animal Cordial, dirigido por Gabriela Amaral Almeida, é um filme brasileiro de suspense e terror com um roteiro bem simples, até já batido no cinema americano, por exemplo, mas que para mim foi uma surpresa muito bem vinda por ter aquele temperinho nacional. Visualmente o filme é ótimo, com uma boa filmografia, escolhas visuais muito interessantes, apesar de muitas vezes nojentas (muitas cenas envolvendo o sangue e outros fluídos, são simbólicos, mas uma nojeira que só) e algumas escolhas em não mostrar certas cenas explicitamente são muito bem vindas e de um cuidado que vale a pena ser mencionado. Da mesma forma que a direção erra e acerta em suas escolhas, estão os personagens. Assim como em muitos filmes de terror americanos, os personagens apresentados não são os mais inteligentes, fazendo escolhas que põem a vida deles mesmos, e outros, em risco, mas que muitas vezes levam a ótimos diálogos, ou acontecimentos que nem sempre surpreendem bem. Atrilha sonora fica entre músicas comuns de suspense, o problema é como o roteiro usa do sistema de som do restaurante para tocar estas músicas, o que fica meio destoante desse toque de realidade que resolveram dar. Um problema em todo filme nacional que já assisti, e este não é exceção, é que em muitos diálogos, a música de sobressai às vozes dos atores, o que dá vontade de recorrer à alguma legenda, para evitar ter que aumentar o volume, o que se mostra inútil, já que a música continua mais alta. O Animal Cordial é um festival de crueldade que dá pano de manga pra MUITA discussão por se basear tão bem em nosso cotidiano. Um filme que mostra os limites do que vemos todo santo dia sendo ultrapassados. Onde pessoas que se dizem "de bem" viram assassinos frios e torturadores em nome da auto defesa, seja de seus bens ou de sua honra. No fim, desculpas para pôr toda a raiva e crueldade pra fora, mostrando que além das criaturas sobrenaturais ou de fora da Terra de outros filmes, os próprios humanos podem ser criaturas que espalham o terror por onde passam, se tornando criaturas iguais, piores fui que os mais ferozes animais. Recomendo, principalmente para quem quer ver algo nacional bem diferente.

AVISO: Contém cenas de violência gráfica, nudez, sexo, e muita troca de fluídos corporais.

Pôster do filme.

Sinopse: Numa noite de estresse num restaurante, um assalto é o estopim para a insanidade tomar conta, e logo vemos humanos virando animais selvagens.

"Coitado de mim que ainda tô aqui."

"É, eu sou um artista. As receitas são minhas sim."

"Maluco não, é diferente. Você foi é irresponsável que ele poderia ter atirado na gente tudo aqui."

"Quero que prenda todo mundo aqui pra apodrecer. Tudo lixo. Esse aqui ó, lixo."

"Eu não preciso disso não, meu filho. Eu trabalho. Trabalho feito uma jumenta aqui todo dia. Com freezer vazando, um fogão que não acende direito, a porra do lixo que a gente não consegue jogar fora."

"É foda mesmo. A culpa é sempre do preto, né? Do preto, do paraíba, viadinho."

O assalto parece se tornar o menor dos problemas para quem está dentro do restaurante neste filme.

Trailer:


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio [The Conjuring: The Devil Made Me Do It] (2021)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓



Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, dirigido por Michael Chaves, é o oitavo filme do Universo Invocação do Mal, e o terceiro da linha principal da franquia. O último filme até o momento. Dessa vez, praticamente um filme de investigação policial, no pleno sentido da palavra, já que conta com parceria entre os Warren, a polícia e de certa forma, parte jurídica dos EUA envolvida com o caso paranormal da vez, que mais uma vez, se diz baseado em fatos. Dessa vez deixando um pouco mais o terror de jumpscares de lado, se concentrando mais no terror psicológico e na atmosfera de terror, além da tensão do suspense que está sempre no ar. As atuações são incríveis, passando todo o desespero, dor emocional e a insanidade que vão tomando os personagens conforme o roteiro se desenrola. A filmografia, trabalhando com cores, iluminação, e efeitos especiais que vão ficando cada vez mais interessantes (as cenas de exorcismo são uma loucura completa). E para não deixar faltar algo ao conjunto, ainda tem a trilha sonora que causa aquele desconforto nos momentos certos, deixando evidente que algo nunca está como deveria. Um ótimo filme, seja no terror ou no suspense, com um enredo que instiga, por mais simples que pareça ser, mas com atuações ótimas numa história densa e emocional, se torna aterrorizante por parecer ser o mais "pé no chão", apesar de toda a paranormalidade. Algo que a franquia principal tem feito com maestria, mostrado as consequências do sobrenatural no mundo real. Vamos ver o que o futuro tem para a franquia, pois este, eu recomendo.

AVISO: Contém alguns jumpscares e cenas desconfortáveis de contorcionismo.

Pôster do filme.

Sinopse: Dessa vez os Warren precisam provar que um caso de possessão ocorreu, e para isso, vão precisar de toda ajuda possível. 

"Eu não me lembro de nada parecido com isso."

"Ser corajoso não significa que não esteja com medo. Significa que está com medo, mas persiste."

"Os tribunais aceitam a existência de Deus sempre que a testemunha jura dizer a verdade. Já é hora de aceitarem a existência do demônio."

"Gosto de tirar as armas das ruas."

"Devemos tomar cuidado, pois nossas obsessões são passadas para os filhos."

Uma das muitas cenas tensas (e densas) do filme.

Trailer:

 

Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Annabelle 3 - De Volta Para Casa [Annabelle Comes Home] (2019)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓



Annabelle 3 - De Volta Para Casa, dirigido por Gary Dauberman, é o sétimo filme a fazer parte do Universo Invocação do Mal, e terceiro filme de Annabelle. Dessa vez contando a história que se segue a partir do momento em que os Warren tomam posse da boneca demoníaca. Annabelle 3 é um ótimo filme de terror e suspense, que constroe sua atmosfera de terror de forma espetacular, dando vida a todos os personagens, suas histórias e dramas próprios. Conseguimos nos preocupar até com a personagem mais sacana ou com o mais bobo, todos são muito carismáticos, e a atuação acima da média (ainda mais para o gênero terror) ajuda ainda mais em nos apegarmos a eles. A filmografia e efeitos especiais, trabalhando em conjunto, principalmente com a iluminação, fazem um trabalho impecável para construir a atmosfera de terror, que se passa quase todo numa casa e em seu quintal. A trilha sonora, tão baixa quanto possível, e sendo aumentada nos momentos de mais tensão nos preparam para o susto, mas sempre somos pegos desprevenidos, ainda mais por ser comum aqui os falsos jumpscares. Toda a tensão é construída, mas o susto não vem de imediato, apenas depois de baixarmos a guarda. O roteiro, continuando de onde o primeiro Invocação do Mal se inicia, é ótimo. Sem pressa, vai construindo todo seu contexto, e quando menos imaginamos, parecemos estar assistindo aos filmes Goosebumps (clique aqui para ler a análise deste filme), de tantos horrores acontecendo ao mesmo tempo. Um filme que dá muito pano para manga para o futuro da franquia. Recomendo.

AVISO: Contém muitos jumpscares.

Pôster do filme.

Sinopse: Annabelle finalmente encontra os Warren, e com eles, uma legião de espíritos esperando o momento oportuno (ou alguém de pouco juízo).

"Ela atrai outros espíritos."

"São pais. Preocupam-se com tudo, mesmo não sendo preciso."

"Annabelle pode sair pra brincar?"

"Eu só queria vê-lo de novo."

"Nem todos os fantasmas são maus, certo?"

"Eu libertei um demônio. É diferente."

Personagens super carismáticas que passam por perrengue atrás de perrengue.

Trailer: 


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

A Maldição da Chorona [The Curse of La Llorona] (2019)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


A Maldição da Chorona, dirigido por Michael Chaves, é o sexto filme lançado no Universo Invocação do Mal, mas dessa vez, sem grandes ligações com outros filmes da franquia (a não ser o primeiro Annabelle). Um bom filme de terror, que faz o básico em ser assustador, com jumpscares direto ao ponto e uma ótima filmografia (um ótimo uso de jogos de espelhos, por exemplo) e efeitos especiais, mas que peca nas atuações que chegam a soar caricatas. O filme tem ótimas ideias e uma história interessante, mas o roteiro toma decisões, no mínimo, polêmicas. A história trata de uma lenda mexicana, e para apresentá-la para uma audiência mundial (o filme tem produção norte americana), os roteiristas acharam que a melhor solução seria utilizar uma família mexicana apenas para introduzir a lenda no cotidiano da família seguinte, com MUITAS exposições, e apresentando tanto o folclore quantos as crenças mexicanas não só de forma superficial, como esperado de um filme de terror de grande alcance, mas de forma zombeteira, em comparação com o cristianismo-americano sempre firme e forte, nunca questionado como qualquer outra crença. Apesar de considerado parte do Universo Invocação do Mal pela produtora, e contendo ligações com Annabelle, o diretor afirma que o filme não faz parte pela falta de um dos produtores. De forma ou de outra, assisti tendo em mente que faz parte dra franquia, ainda mais por estas fortes ligações que o filme contém com outros. Ainda assim vale dar uma conferida se você curte um terror com bastante sustos. 

AVISO: Contém muitos jumpscares.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma família passa a ser atormentada por uma entidade do folclore mexicano. O que parecia apenas lenda é real. 

"Não estamos salvos em lugar nenhum."

"O que importa no que eu acredito? É no que eles acreditam."

"Não precisa ser religiosa para ter fé."

"Gente zangada adora falar."

"Não estou sentindo nada. Porque eu já senti o pior."

"Aquilo abriu minha mente para possibilidades fora do comum." 


Padre Perez está de volta, sendo o ótimo conselheiro que é.

Trailer:


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

A Freira [The Nun] (2018)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


A Freira, dirigido por Corin Hardy, é o quinto filme lançado a fazer parte do Universo Invocação do Mal, e conta a origem da entidade apresentada no segundo filme da série principal. Sendo um filme com características mais sombrias, pelo menos visualmente, o filme peca principalmente por suas atuações meio engessadas, travadas. Levei em consideração a tensão das cenas, da ambientação e do contexto da história e dos personagens, ainda assim, as atuações simplesmente não prendem nossa atenção, por mais que torçamos por um ou outro personagem. Assim como no filme anterior da franquia, mesmo sendo um filme de origem, a história consegue, ao fim, se amarrar a outro filme da franquia, fechando pontas e abrindo outras para o futuro deste universo. A filmografia e efeitos são ótimos, a ambientação é bem diferente do que vimos até então em outros filmes da franquia, se passando em um castelo cheio de corredores escuros e apertados, cercado por uma floresta fechada, um lugar que, pelo roteiro, deveria ser sagrado, mas não é o que acontece. Aqui o terror é mais direto ao ponto, sem se demorar tanto em construir uma atmosfera de suspense para depois transformar em terror. É até estranho, que em certos pontos parece até se tornar um filme de zumbis, por exemplo. Ainda assim, é um ótimo filme de terror, por cumprir bem o seu papel. 

AVISO: Contém cenas de violência gráfica e muitos jumpscares.

Pôster do filme.

Sinopse: Um padre e uma noviça são chamados para investigar um caso paranormal em uma abadia isolada da Romênia. 

"- Por que diz isso?
- Porque estamos no Vaticano."

"Nunca tinha visto uma freira sem o hábito. Não que eu seja contra."

"Preciso dizer mais uma coisa, padre."

"Bom, creio que está prestes a encontrar mais dois."

"Parecia uma emergência." 

O filme tem muitas cenas interessantes e bem produzidas.

Trailer:


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Invocação do Mal 2 [The Conjuring 2] (2016)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


Invocação do Mal 2, dirigido por James Wan, é sequência do primeiro filme, e é o terceiro filme lançado no Universo Invocação do Mal. Assim como o primeiro, um filme que vai além do terror e suspense. Aqui temos um ou outro momento emotivo, momentos tocantes que nos fazem nos apegar, de forma emocional, aos personagens. A filmografia é ótima, se aproveitando da iluminação, e principalmente da falta dela, para aumentar a atmosfera aterrorizante. A ambientação é perfeita, seja no figurino, seja na trilha sonora, ou nos objetos, tudo remete aos anos 70 de forma incrível. Falando em trilha sonora, a direção tem a ideia genial de em vários momentos simplesmente retirar qualquer música de cena, aumentando em muito a tensão. As atuações são fantásticas, sejam por parte dos atores mirins (em especial, a principal vítima do caso) que conseguem transpassar todo o terror e drama da situação, sejam pelos coadjuvantes que complementam e muitas vezes fazem o roteiro se encaminhar e se desenrolar de forma natural, sejam pelos protagonistas, já estabelecidos em seus personagens, dando seguimento às tramas sem deixar as subtramas de lado, de forma eficiente, e demonstrando humanidade comum mesmo já acostumados à este universo paranormal. A trama é muito interessante, onde os Warren são chamados para uma nova investigação, e dessa vez, um dos casos mais complexos, havendo debates interessantes sobre o que pode ser verídico ou faz-de-conta. O filme deixa de lado os falsos jumpscares do primeiro filme pra ser mais direto, ainda assim, é como se o diretor fizesse uma mistura entre jumpscares falsos (quando a tensão aumenta, mas o susto não vem) e reais. No fim, vamos levar algum susto de toda forma, já que sempre somos surpreendidos, mesmo esperando o susto vir em tal momento. Um ótimo filme para os amantes de terror. E ainda prepara o terreno para os próximos filmes. Recomendo.

AVISO: Contém muitos sustos. 

Pôster do filme.

Sinopse: Após todos esses anos, os Warren, detetives paranormais especialistas, estão pensando em se aposentar, mas vários fatores não irão deixar. Da igreja à uma entidade totalmente ameaçadora. 

"Não quero chegar mais perto do inferno do que isso."

"Com dois papéis a cumprir, sou metade da mãe que eu era."

"Bom, não há nada que possamos fazer."

"Gosto de ouví-las gritar."

"Você vai. Você vai ter um motivo para querer voltar para casa."

"Ajudem-me... Ele não quer me soltar!"

Janet é a principal vítima nesta situação. A não ser que não seja real.

Trailer:


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Annabelle 2 - A Criação do Mal [Annabelle: Creation] (2017)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


Annabelle 2 - A Criação do Mal, dirigido por David F. Sandberg, é prequela do filme Annabelle, e é o quarto filme lançado no Universo Invocação do Mal. Muito melhor do que o primeiro filme em vários sentidos, mas com ligações surpreendentes no seu fim, o universo criado vai fechando pontas que nem pareciam soltas, e criando brechas para futuras histórias de forma consciente e planejada. Neste filme, é mostrada a origem não só dá boneca, mas de uma personagem que, ao fim, é uma surpresa incrível para o universo. Com atuações incríveis, principalmente as mirins, temos de crianças se divertindo despreocupadas à mini vilãs aterrorizantes, demoníacas e psicopatas. As paisagens desérticas e isoladas adicionam tensão à trama, e a filmografia faz um trabalho incrível, como um personagem à parte, conduzindo o filme do suspense ao terror. A trilha sonora, já um pouco genérica, premeditando ou seguindo os jumpscares, não atrapalha muito a experiência. O roteiro é interessante já como filme solo (apesar das repentinas exposições de roteiro em alguns momentos), mas adicionado ao universo criado, se torna especial, trazendo novos detalhes à história ao todo. Uma ótima trama por si só, e que parece fechar a história de Annabelle (até o momento) de forma satisfatória. Recomendo.

AVISO: Contém cenas de violência gráfica e jumpscares.

Pôster do filme

Sinopse: Dessa vez, vemos o nascimento da boneca endemoniada, desse período até as consequências vistas no filme anterior.

"Se este é o novo orfanato, que bom que nunca fui adotada."

"Senhor, abençoe a Nancy para ela não matar a gente do coração."

"Quem dera isso fosse verdade."

"A menina que caiu. Talvez não tenha caído."

"Ele voltou. Eu sabia que tinha voltado."

"Qual de vocês vai ficar com isto?"

As garotas do orfanato vão passando por situações cada vez mais pesadas.

Trailer:


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Annabelle (2014)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


Annabelle, dirigido por John R. Leonetti, é o segundo filme lançado a fazer parte do Universo Invocação do Mal, o primeiro spin-off desse universo, e se passa antes de Invocação do Mal. Um filme de terror que não aproveita muito o olhar do diretor anterior (e que não deveria mesmo, mantendo seu toque pessoal, mesmo acabando sendo, de certa forma, genérico), se segurando nos jumpscares mais comuns, entregando uma reviravolta boa, mas não tão surpreendente. Apesar disso, é um ótimo filme no quesito terror e suspense, se aproveitando bem da iluminação (ou falta dela) e acertando nos sustos, por mais que não sejam inesperados. Outro ponto forte da filmografia é aproveitar bem a "falta de espaço" (quero ver fazer filme de terror americano em kitnet brasileira!) dos cômodos da casa. As atuações são muito boas, dando dramaticidade nas consequências de todo o terror que se desenrola. A trilha sonora dá o tom de suspense de uma forma boa. Em geral, um bom filme de terror, que não traz nada de novo, mas cumpre bem seu papel de entretenimento, e pegando carona em uma brecha deixada por outro filme.

AVISO: Contém sustos e cena de suicídio.

Pôster do filme.

Sinopse: Para quem assistiu o outro filme, já conhece a "querida" Annabelle. Aqui conhecemos sobre o que aconteceu até ela chegar aos Warren.

"Esta não é a situação ideal diante do que vou enfrentar."

"É mesmo? Porque ouvi dizer que uma pesquisa recente..."

"Ninguém sai de uma experiência dessa mais fraco."

"Pra quem não crê, é tudo loucura."

Onde tudo parece ter início.

Trailer:



PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Invocação do Mal [The Conjuring] (2013)

Franquia de filmes sugerida por Laquis Kelly. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


Invocação do Mal, dirigido por James Wan, primeiro filme do Universo Invocação do Mal, onde os filmes principais se concentram nos casos sobrenaturais investigados pelos famosos Ed Warren e Lorraine Warren, investigadores paranormais famosos mundialmente, enquanto os filmes spin-off se concentram mas origens das entidades enfrentadas pelos Warren na série principal de filmes. Um filme de suspense e terror que sabe construir bem uma atmosfera de tensão, começando com o que parece a narrativa de um caso mais leve, para no desenrolar do filme, nos apresentar o próximo caso, além de introduzir os persiana principais, vítimas ou o grupo de investigadores. Baseado em fatos reais ou não, os Warren existem na vida real, e tem um grande histórico (além do famoso Museu Oculto dos Warren, apresentado também no filme). Um filme que, como todo terror, tem seus jumpscares (aqueles sustos precedidos de uma tensão aguda, e prosseguidos por um som agudo), a genialidade aqui está nos jumpscares não executados, toda a tensão é preparada, mas o susto não é entregue, causando a sensação de agonia constante. A trilha sonora ajuda a manter a atmosfera sempre tensa, e o ar investigativo do roteiro também. Uma história simples, mas bem executada. Um ótimo filme para os amantes do horror sobrenatural.

AVISO: Contém jumpscares e gatilho de suicídio e abuso familiar/parental.

Pôster do filme.

Sinopse: Os Warren investigam uma família que está tendo dificuldades na nova casa. Parece que ela está cheia demais. 

"Mas preferimos ser conhecidos apenas como Ed e Lorraine Warren."

"Eu penso que é mais seguro deixar aqui do que lá fora. É como tirar as armas da rua."

"Nunca a vi fazer isso antes."

"Geralmente existe uma explicação racional."

"Bem, isso explica algumas coisas."

Certamente uma das cenas mais tensas do filme.

Trailer: 


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME (na ordem de lançamento), CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Anjos da Noite - Guerras de Sangue [Underworld: Blood Wars] (2016)

Franquia de filmes sugerida por Thiago Rafael. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


PARA LER A ANÁLISE DA PREQUELA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Anjos da Noite - Guerras de Sangue, dirigido por Anna Foerster, é o quinto  (e até o momento, último) filme da franquia de fantasia sombria e ação. O quinto filme se entrega de vez à ação, deixando o terror de lado,  e quase ignora eventos do filme anterior. Os humanos aqui nem aparecem ou são citados. A menina do filme anterior é citada e tudo gira em torno de seu nome, mas nada além disso. O filme se trata de Selene e as guerras às quais ela tem que participar. E de novo, envolta de conspirações, intrigas e muitas reviravoltas. As atuações voltam a ter aquele tom cínico e carismático que parecia ter se perdido no filme anterior, e a trilha sonora tem o tom épico certo para as batalhas. Os efeitos visuais são bons, principalmente na hora de mostrar as "novas" habilidades introduzidas neste universo, e até a filmografia remete aos primeiros filmes com ângulos mais voltados à algo animado ou vindos dos quadrinhos. Um bom filme, mesmo para quem não é fã da franquia. Parece ser um bom retorno às origens e um caminho bem estruturado para o futuro da franquia, aproveitando do seu legado para trazer novos ares ao que parecia desgastado.

AVISO: Contém violência gráfica.

Pôster do filme.

Sinopse: Selene é convocada a rever os seus, enquanto de pouco a pouco uma guerra parece chegar a seu encalço. Como sempre, as conspirações estão por todo os lados, tentando acabar com sua vida. 

Os Lycans se reagruparam, se reabasteceram e estado decididos a nos exterminar.

É o instinto de um vampiro se achar superior aos Lycans, mas eles não temem evoluir. Enquanto isso, nos estagnamos após 1.500 anos dessa desgraça de "pureza da espécie".

Eu não conhecia bem seu pai, mas sei que seu maior medo era perder você. Parece que a maldição de todos os pais é decepcionar seus filhos.

O conselho que convoca, desconfia e julga.

Trailer: 



Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Anjos da Noite - O Despertar [Underworld: Awakening] (2012)

Franquia de filmes sugerida por Thiago Rafael. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


PARA LER A ANÁLISE DA PREQUELA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Anjos da Noite - O Despertar, dirigido por Måns Mårlind e Björn Stein, é o quarto filme da franquia de fantasia sombria, ação e terror. Dessa vez com um roteiro indo por um lado completamente diferente (pelo menos em parte), lembrando a franquia X-Men, temos um futuro onde os humanos descobrem, detestam e caçam as criaturas que viveram por tantos séculos nas sombras. Com uma história certamente sombria e pessoal para quem acompanha Selene por tantos anos, e com esse novo desvio na história, temos um mundo diferente do que estávamos acostumados na franquia. Agora, humanos são as criaturas mais temíveis, pelo menos por enquanto. O roteiro traz ótimas reviravoltas à história, e como sempre, preparando terreno para o futuro. A trilha sonora fica, desta vez, mais para o lado do suspense, seguindo o roteiro que volta mais para as origens do terror, com um pé na ficção científica desta vez. A filmografia é boa, com mais momentos em ambiente externo, mas sem deixar as brigas em locais sufocantes de lado. Já são uma marca registrada da franquia. As atuações estão mais travadas. Assim como a própria história, quem em alguns momentos nos faz pensar algo como: "de novo isso tá acontecendo? Já vimos tantas vezes antes" ou "isso tá tão esquisito, tão estranho" e sem saber de fato o motivo pra isso, mas ao que tudo indica, talvez um desgaste na história depois de tantos anos se mantendo uma franquia de terror e ação consolidados no mercado, com o cliché de tentar emplacas um tipo de legado, levando mais para o lado da ficção científica e de ação algo que ficava mais para a fantasia do que para o terror. Vamos ver o que nos aguarda no próximo filme.

AVISO: Muitas cenas de violência gráfica.

Pôster do filme.

Sinopse: Selene se encontra no futuro, e sozinha. Pelo menos até chegar uma nova companhia.

"Os seres humanos já não estão mais matando uns aos outros. Nós somos os inimigos que esperavam."

"Detetive, a missão da Antígeno é de desenvolver formas de impedir a infecção, não soltá-la na população em geral."

"Não é um ser humano! Não é a sua filha! Não é uma coitadinha! É uma aberração da natureza!"

"Uma espécie inteira salva da extinção."

"Este é seu sinal."

Uma tentativa de legado com a franquia. Era até uma boa ideia, mas mal executada.

Trailer:

PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Anjos da Noite - Guerra Sem Fim [Underworld: Endless War] (2011)

Franquia de filmes sugerida por Thiago Rafael. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


PARA LER A ANÁLISE DA PREQUELA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Anjos da Noite - Guerra Sem Fim, dirigido por Juno John Lee, é um anime, dividido em três histórias curtas e interligadas, da franquia de fantasia sombria, terror e ação, produzido para fazer parte de uma coleção com os três primeiros filmes para Blu-ray, precedendo eventos do quarto filme, praticamente preparando o terreno. Os três curtas se passam em períodos distintos da história, com o último se passando na era moderna, e mostrando um fato interessante nesse universo: agora os humanos sabem da existência das criaturas sombrias, e estas criaturas agora estão sendo caçadas rigidamente por alguma organização militar ou paramilitar humana. A história é simples, e serve apenas como pretexto para o próximo filme, mas a animação é bonita, bem detalhada, mas é um pouco estática. De qualquer modo, tem toda a essência da franquia (talvez não tanto o terror, mas a vibe sombria-gótica está lá). A trilha sonora é de suspense total, mas nada de especial. Vale dar uma procurada se é fã da franquia. No total, são cerca de 17 minutos juntando os três curtas.

AVISO: Contém violência gráfica, nudez e sexo.

Pôster do anime.

Sinopse: Selene teve/tem a missão de caçar um grupo de irmãos Lycans. Essa missão poderá durar séculos, mas ao menos agora ela não está só.

"Você não sabe o que nos espera!"

"- Meus irmãos vão me vingar, vampiro!
- E eu os pegarei, eventualmente."

"Somos todos caçadores agora."

Selene contra o mundo.

Trailer:


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.

Anjos da Noite - A Rebelião [Underworld: Rise of the Lycans] (2009)

Franquia de filmes sugerida por Thiago Rafael. Muito obrigado pela sugestão e espero que goste da análise. 💓💓💓


PARA LER A ANÁLISE DA PREQUELA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Anjos da Noite - A Rebelião, dirigido por Patrick Tatopoulos, é o terceiro filme da franquia, mas com sua história se passando antes do primeiro, e depois do início do segundo. De qualquer forma, aconselho a assistir seguindo a ordem de lançamento. O roteiro trata do nascimento da raça Lycan com sua racionalidade, e o início da guerra entre vampiros e Lycans, tratando dos preconceitos e traições entre as espécies. O primeiro filme sem nossa querida Selene, com sua voz apenas na narração logo no início, como em todos os filmes da franquia, narrando o começo da história, e sua aparição no fim do filme. A filmografia é boa, com menos ângulos dramáticos, deixando todo o drama apenas para o roteiro,com mais uma história de Romeu e Julieta. Os personagens são vários dos mesmos que já apareceram nos filmes anteriores, com seus respectivos atores, atuando de forma condizente com seus personagens até então. A trilha sonora é mais voltada ao suspense, assim como a trama, voltada à era medieval de fantasia e terror, numa história sobre mestres e escravos, e a vindoura revolta. Recomendo para quem chegou até aí na franquia, traz detalhes ótimos sobre esse universo, mesmo que numa história já relatada antes.

AVISO: Contém cenas de violência gráfica e uma cena de sexo.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma visita ao passado mostra a verdadeira origem da guerra entre vampiros e Lycans, pelos olhos de Lucian.

"Lucian será sempre o primeiro da raça, o primeiro dos Lycans."

"Vampiro e Lycan, ambos somos filhos de Corvinus. Mas a minha família é escrava."

"- Seu pai é o governante da fortaleza.
- É o que ele está sempre me lembrando."

"Ele não é muito conhecido por sua "gratidão"."

"Sim, devia ter feito isso! Mas não o fez!"

Além de Lucian, a história gira em torno de Viktor e sua filha, Sonja.


Trailer: 


PARA LER A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DESTE FILME, CLIQUE AQUI.


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".