sexta-feira, 3 de abril de 2020

A Viagem de Chihiro [Sen to Chihiro no Kamikakushi] (2001)

A Viagem de Chihiro, dirigido por Hayao Miyazaki, é uma animação japonesa (anime) sobre amadurecimento, intuição, poder e talvez destino. Este anime do Studio Ghibli está bem longe de apenas ter um visual lindo, ele traz uma história séria  (carregada de bom humor) sobre o que a força de vontade pode fazer (melhor ainda se o indivíduo tiver uma força-guia). Chihiro no início depende de várias pessoas para seguir seu caminho, mas só até começar a seguir sua intuição (que ao que parece está sempre certa). Logo Chihiro passa de ser ajudada ou salva para salvadora ou quem ajuda, e no momento que ela se dá conta disso, consegue voltar ao seu caminho. A relação do anime com a comida é muito forte, desde o início com os pais de Chihiro, na cena com o Sem Rosto, nos bolinhos enfeitiçados de Haku e do Espírito do Rio, ou no simples chá com bolo na casa de Zeniba. Seja mostrando como podemos ficar fracos ou sermos usados com o seu excesso, ou como a comida certa na quantidade certa pode nos tornar mais fortes (ou a pleno funcionamento), assim como é importante salientar como a animação nos mostra que não adianta tentarmos ser fortes ignorando nossa dor, devemos sentí-la e aceitá-la para poder ressignificar e seguir em frente (independente de nossas escolhas a seguir). Chihiro não faz essa viagem espiritual sozinha, todos nós a fazemos com ela, e se nos deixarmos levar por seu caminho, prestando atenção na paisagem, voltaremos pra casa amadurecidos também, orgulhosos de quem nos tornamos. 

Pôster do anime

Sinopse: Uma menina entra com seus pais em um mundo desconhecido. Elas os perde, e para reencontrá-los, deve fazer seu caminho por esse novo mundo, seguindo suas regras. 

"Nada do que acontece é esquecido, mesmo que não se lembre."

Chihiro e o Sem Rosto

Trailer:

4 comentários:

  1. Critica inspirada e inspiradora. Algo que esse filme motiva a quem se permitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooown,obrigado ❤❤❤
      Foi o que deu vontade de escrever assim que terminei mesmo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra