segunda-feira, 8 de março de 2021

Milagre na Cela 7 [7. Koğuştaki Mucize] (2019)

Filme sugerido por Julio Cesar Guerra. Espero que goste da análise. ❤❤❤


Milagre na Cela 7, dirigido por Mehmet Ada Öztekin, é um filme turco de drama, refilmagem de um filme coreano de 2013. Um filme que muitos afirmam ser bonito, e pode até ser, mas não achei. Não acho bonito ver pessoas sofrendo, muito menos por conta de injustiças. Por isso, pode ser bem feito, bem executado e bem atuado como for, mas não direi que é bonito, pois não se romantiza (ou não deveria se romantizar) sofrimento. Além disso, aqui não estamos numa montanha russa emotiva, simplesmente não há altos e baixos, até o fim, só vamos ladeira abaixo, com cada vez mais e mais injustiças e desgraças ocorrendo em vidas alheias. A história se passa em 1984, numa Turquia em transição de lei marcial (governo militar) à democracia (eleições), e vemos como a preocupação principal do governo é manter a imagem e criar exemplos (com muita hipocrisia e mentiras), mais uma vez, com os meios justificando seus fins. Um filme com ótimas atuações, assim como sua fotografia e trilha sonora. O roteiro lembra uma versão alternativa e sem comédia do filme Juror 8 (clique aqui para ler a análise deste filme), onde um homem com deficiência intelectual é preso por um crime que não cometeu, mas neste caso, não é dado chance alguma ao indivíduo, mostrando como o sistema jurídico e carcerário (e os homens, em geral) pode(m) ser facilmente manipulado(s). Milagre na Cela 7 é um filme muito bom, com todo seu drama pesado e questões interessantes, mas não é um filme com uma história bonita de se ver.

AVISO: Contém cenas de tortura.

Pôster do filme.

Sinopse: Um homem com deficiência intelectual é preso por um crime que não cometeu. Só quem pode ajudar é o "gigante caolho", mas até lá, vai apanhar e sofrer MUITO, mas MUITO MESMO.
De agora em diante não haverá pena de morte na Turquia.

"Porque seu pai tem a mesma idade que você."

"Não chame adultos de crianças, senhor. Aqueles anarquistas que chamamos de crianças quase incendiaram o país."

"O gigante caolho viu, Ova."

"- Chame o responsável.
- Os militares estão no comando."

"Quem de nós é um pai tão bom quanto ele? Quem nesta ala tem tanta consciência da paternidade?"

"Mas aqui é um hospital, querida. Estes caras estão todos doentes."

"Uma atração para o show. Só isso."

A situação que mais acompanha Memo durante sua jornada é a tortura.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra