O Profissional, dirigido por Luc Besson, é um filme francês de drama e ação. A história gira em torno da convivência entre uma menina de 12 anos e um assassino profissional. A história é, no mínimo, impactante, uma verdadeira montanha-russa emocional, onde vemos os altos e baixos na vida dos dois. Um filme polêmico em todos os sentidos, desde à corrupção dentro da polícia (que abastece a cidade com drogas e mais drogas), à tentar encontrar uma forma de justificar a pedofilia, tentando jogar a culpa para cima da vítima (e isso fica ainda mais evidente se o filme e seu diretor forem pesquisados mais à fundo). Em resumo, o roteiro é sim muito bom, trazendo críticas, um drama pesado e ao mesmo tempo doce, mas o "relacionamento" entre os dois personagens (sem um real "freio por parte do adulto, por mais excêntrico e criminoso que seja) nos deixa com uma baita pulga atrás da orelha, Muitos podem até afirmar que se trana de "amor paterno ou fraterno", mas isso cai por terra na versão estendida do diretor, na qual em uma cena específica, a personagem cita sobre inexperiência sexual ... Sério. Ainda é um clássico que traz um dos vilões mais arrepiantes dos filmes (dela pela atuação monstruosa do ator, ou pelas ações do personagem tão monstruosas quanto), por mais que tenha pouco tempo de tela, cumpre bem seu papel. Como eu disse, continua sendo um clássico, cabe a nós termos mais cautela com o que absorvemos do que consumimos, assim como cabe a nós mantermos ou não clássicos como clássicos.
AVISO: Contém "relacionamento afetivo" entre criança e adulto, sexualização de criança e cenas de violência gráfica.
Pôster do filme. |
Sinopse: Após uma tragédia, um assassino profissional excêntrico se vê como cuidador de uma menina órfã (que não se enxerga como criança) e começa a passar por vários conflitos em sua vida.
"- A vida é dura só quando somos criança?
- É sempre assim."
"Amo esse momento de calmaria antes da tempestade."
"Diga que fizemos a nossa obrigação."
"Dizemos nada de mulheres e crianças, quem você acha que esses ácidos matarão?"
"Preciso de tempo para amadurecer."
"Qual foi a burrada que fiz agora?"
"A morte está excêntrica hoje."
Um "pai" ensinando seu ofício à "sua filha". |
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra