quarta-feira, 24 de março de 2021

Traídos Pelo Destino [Reservation Road] (2007)

Filme sugerido por Guídia Andrade. Espero que goste da análise. 💓💓💓

 
Traídos Pelo Destino, dirigido por Terry George, é um filme de drama com um toque de suspense, baseado no livro Reservation Road de John Burnham Schwartz. Um filme fortemente emocional, com ótimas atuações que nos passam de forma extremamente crível os sentimentos de luto, culpa, desespero e raiva. A trama gira em torno de dois pais após um "acidente", em um início (e até a forma de um dos protagonistas de lidar com a situação) que lembra(m) MUITO o filme Fratura (clique aqui para ler a análise), e conforme o desenrolar da história, vemos que os dois passam por várias coincidências "inevitáveis". A tensão no filme é presente de início ao fim, é incrível como o clima é pesado, como sentimos raiva junto, como sentimos a dor junto, e como até entendemos a culpa (de ambos os personagens). É muito interessante notar como após a fatalidade, quem era visto como um bom pai passa a se distanciar da família, e aquele que era distante ou indiferente passa a se tornar um pai melhor. Mais um ponto interessante (entre os vários) levantado(s) pelo filme é que dos dois lados da história, tanto da vítima quanto do culpado, internalizar os sentimentos e emoções é um sinal enorme de autodestruição. Os dois pais entram em guerra, mas entre si próprios, um lutando contra sua própria raiva, ferindo seus mais próximos, e o outro tentando fugir de sua culpa, se segurando aos seus mais próximos para fugir de sua responsabilidade. O clímax do filme, o confronto final, é de nos deixar na ponta da cadeira de tanta ansiedade, e nos deixa com questionamentos importantes na questão da justiça, independente da nacionalidade: O que é justiça? Qual o melhor tipo? Qual traz o maior sentimento de satisfação? Alguma justiça preenche o sentimento de vazio? E se não, o que preenche? Se ambos os homens tivessem deixado seus orgulhos de lado e tivessem, talvez, procurado ajuda profissional, teriam chegado aonde chegaram? Traídos Pelo Destino é um ótimo filme, merece ser assistido por sua história, reviravoltas, atuações, e posso dizer que talvez seja até necessário em tempos de violência gratuita,tendo em mente estes questionamentos, mas a ideia central da trama seria a frase de Ghandi: "Olho por olho e o mundo acabará cego.
 
Pôster do filme

Sinopse: As vidas de dois homens e suas famílias se entrelaçam a partir que um "acidente" ocorre. Uma história com muita raiva e culpa envolvida, mostrando quais linhas pessoas podem cruzar em momentos de desespero. 
 
"Não me deixe nervoso!"

"Não tem ideia do que fez comigo."

"
Não vamos pensar sobre isso, Grace."

"O que você disse é um ponto de vista perfeitamente válido."

"
O que há de errado com você?"

"Não quero você brigando. Veja onde as brigas nos levaram."

"Paulie Ferrari não precisa que bata nele pra saber que fez algo errado, está me entendendo?"

"Às vezes as coisas acontecem e fogem do seu controle, e procura ao seu redor outra pessoa para culpar, e são nessas horas que tem que aguentar firme e ser um homem."

"Por que não podemos falar sobre isso?"

"Estou tentando descobrir como viver! Como não enlouquecer!" 
 
O início do confronto.

Trailer:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra