quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A Balada de Buster Scruggs [The Ballad of Buster Scruggs] (2018)

A Balada de Buster Scruggs, dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Cohen, é uma coletânea de faroeste e drama, juntando 6 contos de faroeste, de gêneros diferentes, com apenas uma coisa em comum (além de serem de faroeste), a tragédia. Para quem assiste sem saber do que se trata, o filme pode pegar de surpresa pelo seu primeiro conto, que começa de forma leve, com bastante cantoria, até o sangue começar a aparecer, com um humor ácido (mesmo nos cantos mais dramáticos), somos pegos desprevenidos, principalmente nos contos seguintes, cada vez mais e mais obscuros e dramáticos. Com personagens que são MUITO interessantes e histórias pesadas, temos contos sobre excesso de confiança e otimismo, destino, etc, com alguns contos contendo falas enigmáticas e conversas filosóficas. Dois contos foram baseados em outros materiais (All Gold Canyon, por Jack London e The Girl Who Got Rattled, por Stewart Edward White). A filmografia é ótima, principalmente nos campos abertos, mostrando vem as paisagens, mas nos espaços fechados também, dando aquela sensação claustrofóbica. As músicas são um personagem à parte, principalmente no primeiro conto (por ser um musical). As atuações são dignas de faroeste, com expressões cínicas e bocas tortas, com um ou outro personagem se mostrando muito caricato, mas sendo de acordo com as histórias absurdas que são contadas, dá pra deixar passar algumas atuações em troca de outras, feitas por um elenco de peso. Um filme interessante por ser tão diferente do comum, que traz boas histórias desconectadas uma da outra. Recomendo pela curiosidade.

AVISO: Contém violência gráfica.

Pôster do filme.

Sinopse: Um pistoleiro cantor. Um ladrão de bancos azarado. Um empresário e seu artista melancólico. Um mineiro decidido. Um casal que se descobre em meio à uma caravana. Um caçador, um francês e uma dama, presos em um transporte com duas figuras misteriosas. Cada um com sua própria história, tendo em comum a vida no Velho Oeste.

"Não é verdade, Dan?"

"Não se pode ser o melhor para sempre."

"Eu sou velho, mas você é mais ainda."

"Olá, sr. Bolsão."

"É um valor alto."

"A certeza é o caminho fácil."

"Higiene moral..."


O Sabiá de San Saba. O personagem que dá nome ao "livro".

Trailer:


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra