terça-feira, 20 de setembro de 2022

A Guerra dos Mundos [The War of the Worlds] (1953)

A Guerra dos Mundos, dirigido por Byron Haskin, e baseado no livro de mesmo nome, escrito por H. G. Wells, foi a primeira adaptação ao cinema desta obra famosa. Como em outras adaptações que vieram depois, esta se passa nos tempos atuais (tempo no qual o filme foi lançado), e seguimos uma invasão alienígena ocorrendo mundialmente, mas com foco nos EUA, mais especificamente, na Califórnia. Acompanhamos um cientista e uma instrutora durante essa invasão. Do primeiro encontro com os meteoros, à tentativa de defesa, e até o caos mas cidades, acompanhamos vários detalhes da invasão. A filmografia é em sua maior parte com câmeras fixas e bem estáveis, os efeitos visuais e práticos são ótimos para a época, e se tornaram um exemplo de tecnologia para o cinema. A trilha sonora faz aumentar o suspense em cada cena, causando aquele impacto ao desenrolar do roteiro. As atuações são um pouco travadas, mas de acordo com a época na atual se passa o filme, com os homens demonstrando cinismo, e as mulheres sendo usadas para gritar, se assustar, ou se apaixonarem. O mesmo final desse roteiro foi adaptado em outras mídias, normalmente apenas retirando o lado mais religioso da história. Um bom filme para quem gosta de clássicos.

Pôster do filme.

Sinopse: Uma invasão alienígena clássica, onde nada é páreo para as enormes máquinas de combate.

"A humanidade nunca imaginou que um destino curto pairasse sobre ela. Ou que da escuridão do espaço sideral, nós estivéssemos sendo observados."

"Ou aquele meteoro é muito leve, o que seria novidade, ou é oco. Se fosse pesado e sólido, teria feito uma enorme cratera."

"Está apontando para o meteoro."

"Você nunca sabe onde vai parar quando vai para uma quadrilha."

Uma das máquinas de combate.

Trailer: 


Clique aqui e veja onde o filme está disponível em "Watch on this services".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que achou desta análise, ou então sua sugestão de filme para eu assistir e fazer minha análise.
Espero que tenha gostado, volte sempre!
- Rhanon Guerra